terça-feira, 19 de agosto de 2008

A lição em se perder

Hoje a seleção brasileira de futebol masculino perdeu para o selecionado argentino a chance de disputar o Ouro Olímpico. Nada muito bom, mas bastante previsível. Fico me perguntando por que acho que era previsível.

Veio-me na cabeça a imagem de Didi, no final da Copa de 58, indo lá no fundo das redes, com uma calma de campeão e meio que dizendo para todos que o negócio é só jogar o bom futebol que a coisa se resolve. Mas depois veio a imagem da seleção de 82 e aí eu compreendi porque não consigo perdoar estas seleções toscas de hoje.

A seleção de 82 perdeu a Copa mas entrou para história. É o que lembramos: a beleza, o time, a poesia do futebol. Hoje o que se faz é um futebol burocrático, cheio de marketing e estrelismo. É isso que não perdoou.

Perder todos perdem um dia, mas ser um time do imaginário brasileiro poucos conseguem. E não são os títulos que fazem entrar no imaginário. Eu não me lembro muito bem da seleção de 94, um pouco mais de 2002. Mas a de 70 e 82 que só vi pelo videotape me enchem os olhos. Não existe mais futebol brasileiro hoje. O que existe são malabaristas, operários ou marketeiros. O craque brasileiro é mantido hoje para que vivamos num mundo de ilusão. Enquanto vivemos nessa Matrix, os pequenos times caem na falência, a formação de base é vendida a atacado ao veroz mercado europeu, a cultura do futebol é cada vez mais preto-e-branco porque essas cores que nos oferecem são descatáveis.

Hoje percebi que meu luto não é de hoje. Zé Miguel Wisnik se perguntou por que as pessoas gostam de acusar o futebol de "pão e circo" e não se perguntam "como a criatividade do brasileiro, tão evidente no futebol e na música, não aparece em outras áreas do cotidiano?" O meu luto é que o futebol brasileiro é um futebol qualquer só que mais pobre que europeu.

Ainda bem que não se vende jovens sambistas com diretos federativos.

A maior lição que a seleção de 82 nos ensinou é que a imaginação cria a memória. Mas quem quer aprender tolices como essa?

Nenhum comentário: